terça-feira, 2 de abril de 2013

Jornada do Património Rural em 24 de Abril no Fundão


Jornadas do Património Rural

Realiza-se no próximo dia 24 de Abril, no Fundão, uma jornada dedicada ao Património Rural. Trata.se de uma iniciativa que culminará as acções de sensibilização que serão levadas a efeito durante o mês de Abril pela CNJ - Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e Desenvolvimento Rural. O ponto de partida deste conjunto de actividades encontra-se nas acções de levantamento realizadas ao património rural da Beira Serrana que darão lugar a uma publicação a ser divulgada numa sessão especial a realizar no Fundão.
Todo este quadro de actuação tem por base um programa que foi financiado pela Rede Rural Nacional e que visa valorizar o património rural numa perspectiva de futuro.

Desenvolvimento sustentável
Por detrás desta iniciativa encontra-se uma visão de dupla utilidade nesta sistematização documental e fotográfica do património Rural. Por um lado a vertente histórica que se relaciona com objectivos da preservação patrimonial e que adquire particular importância face à sua secundarização que ainda se verifica nos meios rurais, por outro a vertente sócio-económica e cultural que valoriza o património rural numa óptica de desenvolvimento sustentável.

Apoio da Câmara Municipal do Fundão
A Câmara Municipal do Fundão associou-se à Jornada do Património Rural e será anfitriã de momentos cruciais do evento tais como a visita guiada à aldeia de Souto da Casa e ainda na ocasião da apresentação da publicação que será divulgada na Moagem um espaço nobre da cidade que referencia a inovação e o sentido de desenvolvimento integrado que o município promove.
Também a Associação de Desenvolvimento Local Pinus Verde que dinamiza várias acções de desenvolvimento local em aldeias do concelho e da região está disponível para apoiar a divulgação do património rural, aliás um tema estratégico da sua intervenção em aldeias como a Barroca e Bougas.

Rede Rural Nacional e PRODER
A ideia central dos programas apoiados pela Rede Rural Nacional é de envolver os próprios membros da rede nas diversas experiências propostas pelos diversos actores institucionais e locais.
Neste caso espera-se que o tema do património rural seja assumido como um ponto de convergência de todos os protagonistas nos territórios rurais e que na base de  motivação colectiva venha ser possível elevar a sua função no desenvolvimento rural como imprescindível e nuclear das políticas locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário